Autor Tópico: [Tutorial] - Instalar o SMF no seu PC utilizando o easyphp 1.8  (Lida 6233 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline guerra5

  • Suporte
  • *
  • Mensagens: 55
  • Rank: 4
  • Sexo: Masculino
    • Tutoriais Universais
Olá pessoal, tudo bem?
Vou ensinar a montar um servidor em um localhost pra você criar e ter uma idéia de como é administrar um fórum.
Este tutorial é fácil demais pra ser compreendido, então vamos ver qual vai ser o nosso material nesta aula:

Programas Necessários
Easy Php 1.8
SMF 1.1.3 install.zip
smf_1-1-3_portuguese.zip

 

Extraindo os pacotes de instalação

Primeiro você deve instalar o Easy PHP 1.8, durante a instalação o programa vai pedir que tipo de configuração você quer, individual ou todos, deixe no padrão que é para todos os usuários no commulher bonitador.
Feito a instalação vai no directório do programa www (C:\Arquivos de programas\EasyPHP1-8\www), agora extraia o smf_1-1-3_install.zip. A pasta com todos os aquivos deve ficar assim “(C:\Arquivos de programas\EasyPHP1-7\www\smf)”.
Agora extraia o smf_1-1-3_portuguese.zip dentro da pasta de seu fórum em Themes e depois dentro do template ou templates e dentro do languages,  (C:\Arquivos de programas\EasyPHP1-7\www\smf\themes\default\languages). Assim que for instalar o fórum no seu commulher bonitador ele virá com o idioma em português, caso não faça a extracção o idioma padrão será inglês. Fica ao seu critério.
Agora visualize a pasta de instalação, abra o seu navegador e digite:

Localhost ou 127.0.0.1
Ex: http://localhost/smf

Indique a pasta do seu fórum, neste caso somente a pasta smf mas não instale o fórum ainda é só pra ver como fica, seguir as etapas abaixo somente.

Criando um Banco de Dados

Antes de prosseguirmos com a instalação é obrigatório criar um banco de dados para que não haja erro durante a sua instalação.
Vá até o ícone do EasyPHP 1.8 que fica na bandeja do sistema (perto do relógio do Windows) faça um clique direito e seleccione Administração.
Vai surgir uma tela com opções de cima para baixo:

Explorer
Administração
Localhost
ReiniciarDesligar

Clique em Administração ,
 

Depois de abrir uma página com varias opções clique Managedatabase em PHPMYADMIN , depois abre outra Janela onde diz criar nova base de dados e conforme nosso exemplo escreve testeforum e faz criar
 
Fez isso?
Sim eu fiz.
Ótimo aqui já acabou, podemos fechar essa janela!
Agora volte ao navegador da instalação que é http://localhost/ smf/install.php, e agora sim vamos instalar o fórum no commulher bonitador.

A felicidade começa agora no seu commulher bonitador

Vai sugir essa tela de Boas Vindas do smf. Agora de cima para baixo, faça como está entre parêntesis ou marque conforme caixas.

Basic Settings
Just a few things for you to setup ;).

Forum name: (coloque aqui o nome que quer dar ao seu forum)   
This is the name of your forum, ie. “The Testing Forum”.
   

Forum URL:    (O camino a dar ao seu fórum ex:http://localhost/smf)
This is the URL to your forum without the trailing ‘/’!.
In most cases, you can leave the default value in this box alone - it is usually right.

Gzip Output:(active a cx.)    Compress output to save bandwidth.
This function does not work properly on all servers, but can save you a lot of bandwidth.
Click here to test it. (it should just say “PASS”.)

Database Sessions:(deixe estar por defeito)Use the database for sessions instead of using files.
This feature is almost always for the best, as it makes sessions more dependable.

UTF-8 Character Set:(não mexer) Use UTF-8 as default character set
This feature lets both the database and the forum use an international character set, UTF-8. This can be useful when working with multiple languages that use different character sets.

Allow Stat Collection:((não mexe)Allow Simple Machines to Collect Basic Stats Monthly
If enabled, this will allow Simple Machines to visit your site once a month to collect basic statistics. This will help us make decisions as to which configurations to optimize the software for. For more information please visit our info page.

 
 

MySQL Server Settings
These are the settings to use for your MySQL server. If you don’t know the values, you should ask your host what they are.

MySQL server name:(localhost)   
This is nearly always localhost - so if you don’t know, try localhost.

MySQL username:(root)   
Fill in the username you need to connect to your MySQL database here.
If you don’t know what it is, try the username of your ftp account, most of the time they are the same.

MySQL password:(deixe em branco)   
Here, put the password you need to connect to your MySQL database.
If you don’t know this, you should try the password to your ftp account.

MySQL database name:(testeforum**no caso deste tuto)   
Fill in the name of the database you want to use for SMF to store its data in.
If this database does not exist, this installer will try to create it.

MySQL table prefix:(smf_)   
The prefix for every table in the database. Do not install two forums with the same prefix!
This value allows for multiple installations in one database.
 
Create Your Account
The installer will now create a new administrator account for you.

Your username:   
Choose the name you want to login with.
This can’t be changed later, but your display name can be.
Password:   
Fill in your preferred password here, and remember it well!
Password:   
(just for verification.)
Email Address:   
Provide your email address as well. This must be a valid email address.
MySQL Database Password
The installer requires that you supply the database password to create an administrator account, for security reasons.
 
Aqui pode pode colocar o e-mail que desejar, mas lembre-se que os usuários do seu fórum se comunicam através de você pelo e-mail também.
Coloque o nome de Administrador como você quiser, este será o seu nome no fórum, portanto é nome fixo.
Invente uma senha pra você e repita a senha em “Senha do Administrador [Confimar]”
Após tudo isso clica em Começar a Instalação, Congratulations, the installation process is complete!

If at any time you need support, or SMF fails to work properly, please remember that help is available if you need it.
 Click here to delete this install.php file now. (doesn’t work on all servers.)
ou apague manualmente na directoria do seu fórum

Now you can see your newly installed forum and begin to use it. You should first make sure you are logged in, after which you will be able to access the administration center.

Good luck!
Simple Machines
 
Autor:POWERBIT de Tutoriaisuniver http://www.tutoriaisuniver.net/forum

Autorizo a divulgação deste tutorial desde que coloquem os créditos do Autor.
Existe a possibilidade de colocar o vosso pc como servidor com acesso ao vosso Fórum pela net , esse tutorial espero tê-lo pronto em breve.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 03:44 por candidosa2 »

"O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre."

Offline Darkness

  • VectorSeries.Net
  • Administrador
  • *
  • Mensagens: 337
  • Rank: 3
  • Sexo: Masculino
  • Vector Series
    • Vector Series
Re:Instalar o SMF no seu PC utilizando o easyphp 1.8
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2009, 05:35 »
Muito bom uso ele ha um tempo mas com o easyphp 3.0 muito bom faço tudo nele antes de ir para o meu via web.
Estou postando aqui o programa easyphp 3.0 para quem quiser upado no meu hd.  smiley

EasyPHP 3.0
« Última modificação: 16 de Abril de 2009, 05:58 por darkness »

Translator SMF - Brazilian
Não respondo MP de ajuda, Poste sua duvida no forum para ajuda

Offline guerra5

  • Suporte
  • *
  • Mensagens: 55
  • Rank: 4
  • Sexo: Masculino
    • Tutoriais Universais
Re:Instalar o SMF no seu PC utilizando o easyphp 1.8
« Responder #2 em: 17 de Abril de 2009, 22:06 »
Muito bom uso ele ha um tempo mas com o easyphp 3.0 muito bom faço tudo nele antes de ir para o meu via web.
Estou postando aqui o programa easyphp 3.0 para quem quiser upado no meu hd.  smiley

EasyPHP 3.0

Bgd , pois não sei se posso actualizar o post editando o mesmo , assim poderia por as vbersões actualizadas.
se puder me digam que eu actualizo o post xD

"O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre."