Autor Tópico: SimplePortal - Instalação e Configuração  (Lida 8712 vezes)

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Offline marcio-msa

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SimplePortal - Instalação e Configuração
« em: 07 de Agosto de 2011, 02:37 »
SimplePortal - Instalação e Configuração
SimplePortal - Instalação

Para instalar o Simple Portal, basta ir na area de Download, procurar por SimplePortal, e baixar o mais recente no caso 2.3.3
Depois ir no Seu fórum e instalar ele via Gerenciar pacote, como um pacote normal. Após isso vai aparecer uma nova Aba no seu painel Administrativo.
*Modo Portal - Esse é muito importante, pois é o que irá definir se você vai ativar o Portal ou não. pode deixar desabilitado, para não ter portal, FrontPage Assim irá criar um novo menu chamado Início ou Home 9Que será o Portal e Fórum que será o indice do seu Fórum.
*Modo manutenção - Aqui você irá usar quando quiser deixar seu portal em modo manutenção, para quando houver algumas mudanças no geral do portal, assim pode fazer tranquilamente basta ativar a caixa de Modo manutenção e por a mensagem abaixo, qual o motivo da manutenção.
*Portal Tema - Aqui você escolhe entre os themas que tem instalado, qual thema quer que o portal use, ou pode deixar thema padrão que irá usar o mesmo que você usa no forum.
*Desabilitar a cor dos membros em Ligações - Se deixar desativado isso, onde tiver nome de membro que postou algo estará na cor padrão de membro e não usará a cor de grupos, então se quer deixar a cor de grupos não ative esta opção. Ex. Darkness no meu forum está na cor vermelho por ser Administrador.
Nesse menu esse são os mais importantes.
Menu Configuração de Blocos
Aqui você irá criar o local do quadro onde será anunciados tópicos que vão para o portal, é muito importante configurar este.
Menu lista de Artigos
Lista de Artigos - Aqui você verá a lista de artigos que estão no portal, a frente você verá como definir esta lista.
Menu Add Article (Adicionar Artigo)
*Categoria do Artigo - Aqui irá aparecer todos os Boards (Quadros) criados em seu fórum, basta escolher ou criar um novo que será apenas para lançamentos no portal, e aqui nesse menu escolher ele. E abaixo irá mostrar os tópicos já lançados nesse quadro que você já poderá definir para aparecer no portal.
Note: Caso não tenha tópicos nesse quadro não aparecerá nada no portal. esse irá pegar aquela quantidade de Artigos no portal que você definiu antes no menu configurações. Após exceder a quantidade de artigos que você definiu, no fim da página ele muda para Pagina 2 e lá será seu portal mas os artigos mais anteriores, e assim sucessivamente, então você nunca perde os Artigos lançados la.
E para ajudar quem pode ou não postar tópicos nessa area que serão enviados para o portal será definido no painel permissões.
Atenção: É muito importante dar as permissões somenmte a quem pode enviar por que se não membros postarão topicos no quadro definido e ele irá para o portal, então não se  esqueça das permissões.
Menu Adicionar Categoria.
Para que no menu Add Article mostre os quadros a serem postados apareça algo, você deve definir aqui quais as categorias serão areas para postagens de lançamentos no portal Mas mesmo assim só mostrará após ativar o BLOCO que ensinarei no próximo Menu. Você pode definir uma ou mais areas do fórum. Normamelmente só se escolhe uma mas darei um exemplo.
Ex. Tenho blocos centro e esquerdo ativados, quero postar noticias, então criei uma area no forum, Noticias de Celular e Noticias De Programas, então configurei essas duas areas para serem lançamentos, no painel de add artigo coloquei as duas areas ativas, assim quando eu for adicionar blocos o do lado esquerdo será noticias de celular e do centro será noticias de programas. Mas quando usei configurações não deixei lado direito ativo e esquerdo fui configurando o tamanho até que ele ficasse do mesmo tamanho que o centro, Para ver o resultado iria postando nos dois lados e vendo o tamanho que tá o bloco atualizando o portal a cada medida que defini no lado direito.
Menu SimplePortal>Blocos
Aqui será a area que você mais irá mecher, pois mesmo que configure Artigo e ShoutBox, nada aparecerá no portal se não ativar aqui. Lá são apenas configurações e definições, aqui que seu portal será organizado e criado. Note que quando instala já tem vários blocos criados por padrão, você pode usá-los apenas editando ao seu modo ou apagar e começar do zero o seu próprio.
*Menu lista de blocos - Aqui mostrará todas as listas de blocos que você tem no seu portal, com as ferramentas que mostra na linha do bloco Você pode mover o bloco pra baixo pra cima ou pra outra area do portal com as setas, você pode Ativar o Bloco (Botão verde) ou desativar clicando nele que fica com um (Botão Vermelho) significa que o bloco está criado mas não está ativo para visualização no portal, Pode editar seu bloco (Ferramenta) ou Deletar que é o ultimo botão que também é vermelho. Em cada area tem um Sinal de ( + ) Verde que você pode adicionar mais blocos por ele ou usando o próximo menu.
Menu Adicionar Bloco.
* Informação do Membro - Ele cria um bloco no fórum para informações de Grupo que o membro está, avatar do membro, quantidade de Pm, quantidade de Mensagens ETC.
* Último Membro - Cria um bloco pra mostrar o membro mais recente e Avatar.
* Quem está Online - Mostra uma lista dos membros online no seu fórum
* Quadro de Estatísticas - Mostra alguns dados estatísticos sobre o fórum.
* Top Posts - Mostra o início posts com a sua contagem de postagens e avatares.
* Estatísticas de Top membro - Exibe vários tipos de estatisticas de membros.
* Compact Recente - Mostra um compacto lista dos fóruns últimos postes ou tópicos, permitindo que a lista a ser utilizado em um lado do bloco.
* Top Tópicos - Mostra uma lista tópicos de acordo com a sua actividade.
* Top Quadros - Mostra uma lista de quadros de acordo com a sua atividade.
* Votação - Mostrar uma votacao com voto opções se o visitante pode votar, ou ver os resultados, se o membro não está em condições de votar.
* Quadro Notícias - Mostrar uma lista dos postes de trabalho a partir de uma quadro selecionado. Note: Este não é o Artigo.
* Pesquisa Rápida - Mostra um simples formulário de pesquisa rápida.
* Noticias do Fórum - Mostra uma linha de notícias aleatória.
* Imagem recentes no Anexos - Mostra uma lista das imagens mais recentes anexadas.
* Anexos Recentes - Mostra uma lista dos anexos mais recentes.
* Calendário - Mostra um mês inteiro no calendário com todos os eventos. Este não mostra aniversáriantes.
* Informação do Calendário - Mostra informações como o calendário aniversários, eventos e feriados.
* RSS Feed - Mostrar em RSS Feed.
* Escolher o Theme - Mostra uma lista de temas instalados em seu fórum e permite que os membros possam selecionar um.
* Lista Pessoal - Mostra lista da Staff do fórum com a sua posição e avatar.
* Artigos - Mostra artigos recentes ou aleatória. Note: Para que as configurações que você fez no Menu Artigo funcionem, deve ativar este e configura-lo.
* Shoutbox - Mostra o Shoutbox. Note: Para que esse funcione você deve configurar o Menu ShoutBox que ensinarei mais pra frente.
* Galeria - Mostra uma lista de itens recentes na galeria.
* Arcade - Mostra várias estatísticas da arcade se uma mod arcade estiver instalado.
* Shop - Mostra os membros mais ricos ou vários itens da loja, se o mod SHOP estiver instalado.
* Blog - Mostra diversas informações a partir do fórum blog se o mod estiver instalado.
* Menu do Fórum - Mostra um menu vertical fórum, onde você pode configurar as areas mais importantes do seu fórum.
* Personalizado BBC - Um bloco personalizado onde conteúdos BBC podem ser adicionados. isso para textos.
* Personalizado HTML - Um bloco personalizado onde conteúdos HTML podem ser adicionados. Isso para textos.
* Personalizado PHP - Um bloco personalizado onde conteúdos PHP podem ser adicionados. Isso para Textos.
Configurando um Bloco
Escolhi artigos por que é o que mais aparecem dúvidas aqui. Então para criar esse bloco tem que ter configurado o menu Artigo como ensinei acima.
* Nome: Aqui você coloca o nome do bloco e é o que irá aparecer no portal.
* Bloco Permissões: Aqui você dará permissão as que podem ver o Bloco, se não quiser que algum grupo não veja no portal este bloco, basta desmarcar na caixa afrente do nome do Grupo.
* Mostrar Artigos: Aqui quantos artigos quer que apareça por página no seu portal.
* Mostrar Tipo: Aqui é pra definir se quer que vá para o portal os posts mais recentes ou aleatório.
* Imagem: Mude se quiser que apareça alguma imagem, ou avatar do membro que postou o tópico ou o icone que o membro usou ao criar o tópico.
* Coluna: Coluna onde quer que apareça esse bloco.
* Não Recolhível: Ative este se quiser que seja um bloco permanente onde o membro não possa recolher.
* Ativo: Se quer que ao terminar de configurar o bloco já apareça no Portal.
Display Options
*Mostrar bloco de - Aqui você pode definir onde quer que esse bloco fique ativo, se apenas no forum, se é para aparecer em todas as páginas e etc. Ainda pode usar Opçoes Avançadas para definir melhor quais areas quer que apareça ou não. uso muito isso para banners no Topo do Fórum.

Bom esses são os mais importantes, mas lembrem-se as opçoes de configuração do bloco muda de bloco para bloco.

Menu Páginas.
Nesta sessão você irá definir quantas páginas terá seu portal, no caso de Artigos, assim quando exceder a quantidade que você definiu para lançamentos no portal, automaticamente ele cria outra página para os lançamentos mais antigos.
Menu ShoutBox.
Ao criar um ShoutBox ele já mostra essa mensagem. "Parabéns, você criou um shoutbox novo! Embora ele não será exibido em qualquer lugar no seu fórum ainda.
Você precisará criar um bloco de shoutbox antes que seus usuários podem usar o shoutbox. Clique aqui para criar um novo bloco de shoutbox para este shoutbox.
Clique aqui para continuar a sua lista de shoutboxes. "
Você pode ter quantos shoutbox quiser, No caso um que membros possam interagir e outro apenas para a staff, então se esse for seu caso terá que criar 2 ShoutBox aqui, e na hora de criar os blocos dar as autorizações pra quem pode ver ou não um determinado ShoutBox.

Bom com isso chegamos ao final, e você agora tem um portal perfeito. Não esqueça das permissões no painel de permissão de Membros na Administração.
Espero que gostem e que ajude muito.


Fonte: Darkness_Black